O preconceito nunca dorme

Sempre tenho dúvidas sobre até quando tocar num assunto, a partir de quando ele se torna obsoleto e passa a ser dispensável falar dele. Foi assim com o videozinho do Porta dos Fundos - me irritou profundamente, tuitei, prometi postar sobre no blog.. o tempo foi passando e parecia assunto ultrapassado. Não era.

  danilo

Comentário do Danilo Gentili sobre a Bruna Surfistinha, postado por uma colega, lembrou-me que a whorephobia não dorme nem tira folga. Está presente no dia-a-dia de todos nós, de um modo tão introspectado que nem percebemos sua presença. Vejam bem: a colega nem se deu conta de que, segundo o autor da gracinha, também o anel dela (ah, e o meu!) era famoso.

Voltei, então, ao assunto, vítima que sou também desse preconceito "invisível".

Pra resumir: PF fez um vídeo onde um cliente compra horário com uma prostituta em um site de compras coletivas. Chegando lá, insiste muito pra que ela faça algo que não quer fazer. O sexo acaba por não ser consensual. Ela não tem preservativos, e se diz "assada", por que já atendeu a cinco clientes. Imagino que aí o espectador solta SÁDICAS e IMBECIS gargalhadas. O bom e prevenido moço oferece uma PRUDENCE pra ela... Agora, parem e pensem no absurdo: as prostitutas são certamente as MAIORES consumidoras de camisinhas do mundo. Ainda assim, a PRUDENCE se acha no direito de patrocinar um vídeo altamente ofensivo contra as mesmas prostitutas essas que compram, ou poderiam comprar, seus produtos. Isso não me surpreende: em 2010, a mesma PRUDENCE teve a veiculação de material publicitário suspensa pelo CONAR, por que este material INCENTIVAVA O ESTUPRO - SEXO NÃO CONSENSUAL. Isso me mostra que estamos, nós, profissionais do sexo, falhando em impor nosso PODER DE CONSUMIDORAS, nesta e em outras áreas (no entanto, deste assunto trataremos em outro momento).

 O que me chocou? Uma empresa resolve fazer um vídeo que desumaniza prostitutas, é repleto de whorefobia e slut-shaming. E muitas pessoas não enxergaram o preconceito. Muitas mulheres vieram ao meu Twitter dizer que viram claramente no vídeo a cultura do estupro, mas NÃO VIRAM whorephobia. "Até por que", me disse uma delas, "ao final do vídeo chega um casal para ser atendido por ela". Por ela, pela mesma prostituta que, no início do vídeo, reclamava de estar cansada e machucada. Podemos concluir que a mesma cena fosse se repetir, mas isso não pareceu estranho ou ofensivo. É uma cena intrinsecamente violenta - mas não choca, por que nós não existimos, não sentimos dores, não temos desejos e vontade - e, deste modo, conclui a mocinha universitária, branca e de classe média, que teve os estudos bancados pelos pais e uma série de privilégios que não estão ao alcance de todas - deste modo, a whorephobia não estaria presente. Presente está apenas a cultura do estupro - mas o que é isso, quando a minoria agredida são as prostitutas, e prostitutas, segundo a visão corrente, são pagas para... serem estupradas?
 Pouca gente se indignou, muita gente achou engraçadinho.

No meio de tanta discussão, chamei o fã de Porta dos Fundos de inocente e manipulável.
E explico: dois dias após o "estouro" deste LIXO nas redes sociais, leio que o Peixe Urbano achou pesado o vídeo, e "se saiu bem" nas redes sociais colocando isso. O Peixe Urbano é do sr. Luciano Coxinha Huck. Segundo o que me disseram, e confirmei, o PF tem fortes ligações com este rapaz. Os vídeos do PF ~deveriam~ ser vídeos de humor espontâneo e criativo. Não são. É a publicidade usando estratégia tosca de pisar em minorias pra fazer graça e VENDER mais e mais.

Ah, e o que tem a PRUDENCE com isso?
A Prudence entrou no jogo pra dar uma "abafada" no Dia do Sexo, criado pela Olla. O vídeo saiu no começo da noite do dia 5, o Dia do Sexo "instituído" pela Olla acontece no dia 6/9 (uh, 69.. Uma sacada nada genial mas ainda assim merece meu aplauso: a Olla fez seu jogo sem ofender ou agredir ninguém).


  image


Quer dizer, gurizada: humor inteligente e espontâneo o caralho. Marquetchim puro. E tudo bem que o seja, ninguém tá no mundo a passeio... mas PRECISA SER OFENSIVO?

Sem discussões, e sem postar link pro vídeo, que me recuso a ampliar a voz desses merdas: é isso aí. Vejam: não foi apenas zoação inocente de jovens ~comediantes~.
Foi cretino. Foi asqueroso. Foi desprezível.



Em tempo¹: do mesmo grupo, alguém viu o vídeo do nome na latinha de Coca-Cola? Amiga comentou que havia slut shame escancarado. Eu não posso opinar sobre outros vídeos, não é o tipo de humor que me atraia ou encante, mas acredito que rir do oprimido seja constante nos vídeos dos caras. É isso aí...

Em tempo²: A este respeito, recomendo ainda o texto "A falácia do politicamente incorreto", do Pablo Villaça)

Comentários

  1. A cada riso de uma piada dessa, uma mulher é violenta e/ou humilhada.

    ResponderExcluir
  2. Como sempre, você diz tudo com muito coerência e conhecimento de causa. Concordo plenamente com você. Não se pode fazer humor com qualquer situação, pois, às vezes, se cai na raia do mau gosto. Isso não é humor. Luis Antônio do Facebook

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mais lidas