Curiosidade antropológica

Tem perfil grosseiro que eu sigo por curiosidade antropológica mesmo. Gosto de analisar comportamentos, ler nas entrelinhas, observar como desenvolvem certos raciocínios, quais deles evoluirão para pensamentos mais complexos e quais ficarão estagnados e morrerão dentro de si mesmos. Por conta desta curiosidade, às vezes, acabo chegando em tls especialmente grotescas. Daquelas que leio e fica pensando que merda de infância o cara teve pra acabar pensando assim. Mãe repressora, pai ausente, vice-versa? Ou era o mimadinho da vovó? Por que, nossa...



 Aí, cresce, descobre que é um nada na vida. Se enfia num forum de ~macho~ , por que lá ao menos ele pensa que é alguém. Precisa ser reconhecido como parte de um grupo, e como ser relevante dentro do grupo, busca o sucesso expressando suas opiniões ~ousadas~.. faz piada com o oprimido e caga na cabeça de quem lhe parece inferior. Isso, em seu grupo. Tenho uma certa dificuldade, confesso, de vê-lo tendo essa mesma atitude ao falar com a esposa, com a mãe, com a chefa.. Ah, por que existem mulheres em posição de chefia, e isso assusta nosso homem primata, tão poderoso em outras esferas. O mundo mudou, e ele não tem mais onde se proteger disso.

 

 Apavorado, nosso primatazinho tenta recorrer às putas. Ah, aqueles seres dóceis e não pensantes, que vieram ao mundo apenas para tratá-lo bem, paparicá-lo, obedecer às suas ordens, saciar seus mais primitivos desejos - dentre eles, alcançar-lhe as chinelas e a cerveja ao chegar em casa, ou no motel.

 

Mas eis que, no meio do caminho, se dá conta de que mesmo as putas, hoje, opinam. Ocupam espaço. Querem ser bem tratadas. Não são mais apenas corpos sem voz e sem opção. Choque total!

 

Certamente não era de mim que o moço falava. Mas uso o termo 'chic' com certa frequência. Frequento lugares interessantes, conheço alguma coisa daqui e dali, e só. Brinco com o 'chic'. Quem me conhece de perto, e de verdade, sabe que pouca bola dou pra isso. Chic mesmo é ser gente, é se importar, é enxergar o mundo em que se vive, além do que superficial. O resto, meus caros... o resto é purpurina, o resto sai no banho, água leva.. E mais? Segue o moço com baboseiras..

 

 Aí, me enchi de brios e precisei comentar.. afinal de contas, trabalho lá e cá.. e não trabalho assim tão mal.. Farei analogia bastante simples, beirando o infantilismo, e peço que me perdoem se acharem simplória demais, mas aqui a facilidade de compreensão por parte do leitor é essencial. Usaremos o exemplo do pão e das padarias.

 

 Eu acho fácil compreender por que motivo o pão na Padarie custa mais caro que no Nacional. Talvez ele ache difícil... Afinal de contas, é tudo pão igual, não é?
Não. Não é...
 Então, eu também acho que todo o pão tem que ser bom como o da Padarie. Que, SE FOR BOM como o da Padarie, o pão tem mesmo que custar mais caro (os ingredientes são mais caros, a preparação mais cuidadosa, etc), e que bom mesmo seria um mundo em que todos pudessem sempre comprar o pão da,Padarie. Mas nem sempre se pode, e nem por isso se deve desmerecer o pão do Nacional, que também é pão, e também é bom, também alimenta, embora use ingredientes menos nobres e menor dedicação na preparação.
Em resumo, e trazendo o exemplo para o 'nosso mundo': cada uma de nós sabe o quanto vale seu trabalho, e não admito que cliente desmereça ou queira impor regras insanas. Cliente tem que ser respeitado e bem tratado, sem que isso signifique pisar em cima de quem o atende tão atenciosamente.
 Por mais que alguns queiram estabelecer uma relação onde a prostituta precisa mais do cliente do que ele dela, não é essa a realidade. O que existe é uma relação de troca, uma relação comercial, e deve se dar de modo prazeroso, respeitando cada um os limites do outro. Simples, não?

 

Um cliente como este moço, portanto, ele não me interessa. Ele não me parece apto a respeitar normas de civilidade essenciais à boa convivência a dois, ainda que por curto período.
Sou fresca? Talvez - mas se há alguma coisa da qual eu tenho certeza nessa vida é de que no meu zoológico mando eu.

 

Comentários

  1. Já tinha lido estas suas idéias na tl do Twitter. É bem isso, tem uns seres das cavernas por aí.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mais lidas