Nanda Costa: a volta da inocência?

Nanda Costa, modelo e atriz, posou nua, exibindo uma discretíssima, sensual e bem tratada 'cobertura' de pelos pubianos. Foi o que bastou para agitar a rede: o assunto chegou aos Trending Topics do Twitter, gerando reações - algumas até divertidas, outras nem tanto.

 

 Num primeiro momento, a constatação (bastante óbvia) do quanto nós, mulheres, somos constantemente policiadas em relação à nossa aparência.
Um homem gordo pode ser simpático e charmoso. Uma mulher gorda é ridícula e preguiçosa.
Um homem com a barba por fazer é descolado. Uma mulher com o buço por fazer é descuidada.
Um homem que não apara os pelos é um homem. Ponto. Uma mulher que não apara os pelos é (na melhor das hipóteses) desleixada.

 

 Sempre que penso no modo como a nudez feminina é vista em épocas diversas da história da humanidade, e em culturas diferentes, me vem à mente aquela chargezinha que tanto rodou por aí, em que uma mulher muçulmana, de burka, olha para uma mulher ocidental, só de biquíni, e ambas tem o mesmo pensamento, uma sobre a outra: "que brutal e machista é a cultura em que vive esta pobre mulher".
E assim é: embora as nuances sejam distintas, a opressão é similar.

 

 Voltando a nosso ponto de partida: os pentelhos da Nanda Costa.
Observando algumas fotos do ensaio, vejo pelos bem comportados, aparados, ternos - nada nem perto da natureza exuberante vista no ensaio da Cláudia Ohana, por exemplo. Buenas: eu vi a Playboy da Cláudia Ohana. Eu sou de um tempo em que mulher "podia" ter pelos. Se não tantos pelos quanto a Cláudia ostentava, a depilação à la Nanda Costa jamais chamaria a atenção no começo da minha adolescência. Aliás, pasmem, jovenzinhos: das primeiras vezes em que me depilei totalmente para surpreender um ou outro namoradinho, isso era ousado. Ousadíssimo! Coisa de quem queria mesmo era sexo.
Tempos divertidos..

 

Hoje, olhando as fotos pornográficas abundantemente espalhadas pela web, podemos perceber - além da banalização do erótico - que os corpos em seu estado natural são coisa raríssima de se ver. Lembram-se daquela 'pelezinha de galinha' sob as axilas femininas pós-depilação? Não existe mais. Dobrinhas? Nem pensar. Joelhos ásperos? Coisa do passado.
 Nós andamos tão e cada vez mais vestidas de cosméticos e photoshop que, quando um homem vê uma buceta peluda, hoje em dia, tem a mesma reação do garotinho pré-púbere da década de 50 que, ao espiar a prima mais velha pela fechadura do banheiro, descobre que os adultos são diferentes de crianças.

 

 Bem-vindos, rapazes, de volta à inocência - forçada.

Comentários

  1. Nanda é gostosa com ou sem pentelhis, e quem discordar disso é "Felix"!

    ResponderExcluir
  2. Me importa mais o sabor que a aparência!
    Sou dos que pouco se importam com a decoração do prato!

    ResponderExcluir
  3. nossa gostei do seu texto muito interessante!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mais lidas